top of page

A equipa do Ouvido Astuto

João Eduardo dos Santos Dias é docente do Conservatório de Bragança, onde leciona, desde 2004, disciplinas de Formação Musical e Coro.
Após completar o curso de Formação Musical do Conservatório de Música do Porto, classificado com 20 valores no exame de 8ºGrau, ingressou na Universidade de Aveiro, na licenciatura de Ensino de Música, variante Teoria e Formação Musical. Ao mesmo tempo que terminava a sua formação superior, que acabou por concluir com média de 17, a sua experiência ia sendo ampliada com participações em grupos corais, em concertos em Portugal, Espanha, Polónia, Inglaterra, Alemanha e Brasil, e em cursos de Direção Coral e de Pedagogia Musical em Portugal e Espanha. 
Na área da pedagogia, orgulha-se de ter aprendido com Helena Caspurro, que enfatizou a compreensão da metodologia Willems e da Teoria da Aprendizagem Musical de Gordon, mas também com Vasco Negreiros, numa visão mais abrangente da música, e Paulo Maria Rodrigues, numa aplicação mais prática e ao contexto de grupos da riqueza expressiva da arte.
A sua progressão na direção coral e orquestral tem sido orientada pelos Maestros Artur Pinho, Edgar Saramago e John Ross, Vasco Negreiros, António Lourenço e Cesário Costa.
Em 1999 assumiu pela primeira vez o papel de Maestro Titular de um grupo coral e desde então tem desenvolvido o seu trabalho na área coral ligado às instituições de ensino de música por onde trabalhou.
Lecionou na MaiOrff, no Conservatório de Música da Maia, na Riff, no Conservatório de Vila Real e no Instituto Politécnico de Bragança, onde também foi responsável pela disciplina de Direção Coral.
Durante a sua atividade letiva, João Dias tem desenvolvido novas ferramentas de interação com a Formação Musical, da qual se destaca o fonófano, integrado na Semana Aberta do Conservatório de Bragança, e software variado de apoio ao estudo individual da Formação Musical.

Filipe Santos

Maria Fernandes

bottom of page