top of page

Edgar Saramago

 

Edgar Saramago, natural do Porto, nascido em 1943, iniciou os seus estudos musicais em 1952 na Academia de Música de Luanda nas classes de Teoria e Solfejo, Violino e Piano.
Trabalhou como pianista em vários países da Europa.
Estudou Harmonia e improvisação de Jazz (Piano de Jazz) nos Estados Unidos de 1971 a 1973.
Na Holanda, onde residiu durante vários anos, formou-se em Direcção Coral pela Real Federação de Canto dos Países Baixos, em 1980, e desenvolveu uma carreira de Director Coral e de Orquestra. Foi distinguido com o título de Primeiro Membro Honorário da Associação de Música de Câmara da Holanda (Secção de Amesterdão).
De regresso a Portugal, em 1985, ingressou no quadro docente do Conservatório Regional da Covilhã. Desde então tem leccionado Direcção Coral em diversas escolas de música do país e em cursos nacionais e internacionais realizados em Lisboa, Sines, Aveiro, e Vila Franca de Xira.
Desde 1996 é responsável, conjuntamente com o Pedagogo de Canto Vianey da Cruz, do Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira.
Foi co-fundador do Curso de Direcção Coral da Academia de Amadores de Música de Lisboa, em 1991/92.
Possui equivalência às disciplinas do Curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.
Foi-lhe concedida a qualificação de Formador Especialista na área de Formação Musical pelo Conselho Coordenador de Formação Contínua de Professores.
Lecciona no Instituto de Música Vitorino Matono em Lisboa.
Dirige o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”, o Coro do Hospital de S. José em Lisboa e o recém-formado Coro Stravaganzza.
Participou com o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide” no Festival Coral de Schubert (comemorações do bicentenário do nascimento de Schubert), realizado em Viena de Áustria, deslocou-se em digressão ao Brasil com o Orfeão Académico de Coimbra e participou com o Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense no 6th Alta Pusteria Choir Festival, realizado em Itália.
Em Julho de 1999 participou, como único representante português, no V Simpósio Mundial de Música Coral realizado em Roterdão.
Foi Presidente do primeiro Conselho Consultivo Técnico da FENAMCOR – Federação Nacional do Movimento Coral.
Actualmente reformado, dirige um coro e estuda a difícil arte de escrever livros didácticos de música. Quanto mais ensina mais aprende.
Está a preparar a candidatura post mortem a Maestro de Coros Celestiais.

241.original
Saramago
Maestro_em_reflexão
DSC01064.0
bottom of page